sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Como eram as casas da Mangabeira de Cima?

Uma rua chamada Olímpio (VIII)
Gustavo Maia Gomes
(16/2/2018)


Um anúncio em inglês (para atrair inquilinos estrangeiros) das casas da então rua
Moura Esteves, futura Olímpio Tavares (Diário de Pernambuco, 1927)

Tal qual M. Jourdain, o burguês fidalgo de Molière que falava em prosa e não sabia, eu morei anos na Mangabeira de Cima, Recife, sem ter a menor suspeita disso. Era onde ficava a rua Moura Esteves. Esses nomes antigos já tinham caído em desuso, no meu tempo: Mangabeira de Cima se chamava, então, Casa Amarela; Moura Esteves passara a ser Olímpio Tavares. Como eram aquelas casas, a minha e as de meus amigos, urbanística e arquitetonicamente falando? O que havia dentro delas, de móveis e utensílios?

Muros e paredes

Achei notável este anúncio, publicado no Diário de Pernambuco em 7 de outubro de 1952: “Vende-se [residência] com três quartos, salas de jantar, de visitas e terraço, entrada para automóvel, por preço de ocasião. Sita à Rua Olímpio Tavares, 37, junto à Estrada do Arraial”. Ele descreve uma casa típica da rua em que morei quando criança e adolescente. Ressaltar a “entrada para automóveis” em 1952, pensei, indicava certo pioneirismo. Ainda, pouca gente tinha carro, naquele ano.

Só que, recuando a pesquisa, encontrei este outro, publicado 25 anos antes: “Alugam-se casas modernas, com boas acomodações, saneadas, luz, água, entrada para automóveis, na linha de Casa Amarela, rua Moura Esteves. Ótima ocasião para estrangeiros” (Diário de Pernambuco, 5/1/1927). Moura Esteves era como se chamava a rua que, em 1929, ganhou o nome Olímpio Tavares. Muitos conheciam o bairro como Mangabeira de Cima. O anúncio de 1927 já fala em “entrada para automóveis”! O pioneirismo vinha de longe.

Foram Olímpio e seus filhos (certamente, os donos das terras) que, em 1926, edificaram as 20 ou 21 casas iguais, dos dois lados da rua, se é que existia, mesmo, uma rua ali, antes disso. Tinham em mente, como potenciais inquilinos, preferencialmente, os estrangeiros. E, pelo jeito, em alguns aspectos, eram dotados de uma concepção arquitetônica avançada para a época.

Com o tempo, as casas foram sendo modificadas. Meu pai comprou a dele em 1950. Reformou-a diversas vezes. Em 1964, fez as mudanças mais extensas. Oito anos antes disso, uma delas foi assim descrita no mesmo jornal (5/3/1958): “Aluga-se a casa n. 77 da rua Olímpio Tavares, Casa Amarela, com três quartos, duas salas com mosaicos e tacos, dois terraços, cozinha com balcão, dois saneamentos [banheiros, suponho] com instalação de água quente [quase certamente, fios e tomada para chuveiro elétrico], estucada com lustre nas salas, quarto externo para empregado, jardim e grande quintal arborizado”.

Grandes quintais – que coisa boa! – eram comuns a todas as casas, com apenas duas ou três exceções. Continuam assim, ainda hoje. Em 1959, um proprietário pôs sua casa para alugar e se lembrou de dizer que a rua era calçada (13/2/1959). Acho que o calçamento foi feito em 1954, como parte das comemorações pelos 300 anos desde a expulsão dos holandeses. A rua Olímpio Tavares fica ao lado do Sítio Trindade, ou Arraial do Bom Jesus, um local histórico da guerra contra os invasores batavos.

A despeito de seus aspectos pioneiros, as casas da rua Olímpio Tavares tinham defeitos arquitetônicos graves, quando avaliadas pelos padrões que viriam a predominar décadas mais tarde. Aproveitavam mal a ventilação, a ponto de as duas salas serem quase de nenhuma utilidade, pelo excesso de calor. Os quartos se abriam para a área social, ficando longe do único banheiro interno existente. (Não sei se as dependências de empregadas foram uma adição posterior ao projeto original. Elas tinham seu próprio banheiro.)

A planta única não diferenciava as casas voltadas para o nascente das que encaravam de frente, com a mesma disposição de cômodos, o insuportável sol da tarde. Antes da vulgarização do ar condicionado, um fenômeno dos anos 1990, o inevitável incômodo causado pelo calor nordestino naquelas casas era aumentado por esses defeitos em sua concepção. Sim, as casas da Olímpio Tavares tinham problemas. Mas, eram boas assim mesmo.

Recheio

Como Gilberto Freyre mostrou há quase cem anos, os jornais são uma rica fonte de informações econômicas e sociológicas. Vejam o caso dos anúncios das coisas que as famílias punham à venda por motivo de viagem ou quando trocavam um item antigo por outro mais novo. (Todas as citações são do Diário de Pernambuco.)

Na rua Olímpio Tavares, 97, a família queria vender “um fogão Dako, seminovo, com duas bocas, um ótimo forno a carvão” (26/4/1957). Em 1958, aparecem anúncios de venda de “um refrigerador da marca Frigidaire seis e meio pés, perfeito funcionamento” (7/3); de uma máquina de costura Singer (17/10) e de “uma radiola Philips seminova, motivo viagem” (6/11).

No ano seguinte (1959), alguma melhoria se observa: a máquina de costura posta à venda tinha “motor e farol, último modelo” (6/1), enquanto a radiola Philips era dotada de “três rotações e de um rádio com quatro faixas” (7/1). Apareceu, também, o anúncio de venda de “sala de jantar, um guarda-roupa, um penteador com pedra-mármore, e um quarto de Sucupira. Ver e tratar na rua Olímpio Tavares, 47” (12/9).

Mas, reveladoras mesmo eram as vendas que se deviam a mudanças da família para outra cidade, pois, nessas ocasiões, podíamos ter uma ideia mais completa do que havia de bens móveis naquelas casas, de seu recheio. Um exemplo: “vende-se um bom piano, geladeira Hotpoint perfeita, fogão a gás com forno, duas camas americanas Simmons, máquina de lavar roupa Maytag americana com novo motor, talheres para 12 inoxidáveis, rádio, telefone novo, outros móveis” (2/6/1963).

Ou ainda, a mesma família, poucos dias depois, complementando o anúncio acima: “vendem-se duas cadeiras, sofá-cama Drago, um relógio de parede, talheres inoxidáveis americano para 12, jogo de louça americana, uma cristaleira” (19/6/1963).

Ou seja, nos primeiros anos 1960, uma família de classe média-média, como eram, tipicamente, as que moravam na rua Olímpio Tavares, podia, perfeitamente, possuir piano, geladeira, fogão a gás com forno e, até mesmo, uma máquina de lavar roupa.

Também tinha automóvel: importado da Inglaterra, França e Estados Unidos, nos anos 1950; fabricado no Brasil, na década seguinte: “Vendo. Em ótimo estado de conservação, Volkswagen 1963, todo equipado, rádio, forro de napa, cilibrine, jante 67, cor pérola, pneus novos, etc. Motivo viagem”. O que era, mesmo, “cilibrine”? (16/3/1969)

Dos carros, já falei, em capítulos anteriores. Nos anos 1960, sobretudo, em sua segunda metade, praticamente, todas as famílias residentes na rua Olímpio Tavares possuíam automóveis. Mais velhos do que novos, em sua maioria. Alguns, como o de um certo vizinho meu, de tão danificados, parecendo andar por um milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário