quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

STELLA PEDROSA: ANOS QUARENTA E CINQUENTA (100 Anos em 50 Fotos, V)

Gustavo Maia Gomes
A viagem que as primas Maria Stella de Araújo Pedrosa e Maria do Carmo Cardoso Burle (Carmita) fizeram ao Rio de Janeiro e São Paulo (12/1940 a 2/1941) foi para a primeira, minha mãe, a "despedida de solteira".
Seu namoro com Mauro Bahia de Maia Gomes (1916-97) vinha de longe, mas, até então, era mantido em fogo baixo: os dois se encontravam ocasionalmente, por exemplo, nos carnavais do Clube Fênix Alagoana, em Maceió, e sempre ficavam juntos sem, contudo, declarar um compromisso formal.
Mauro, meu pai, se formou em Direito no Recife em 1939. Costumava dizer que se sentira aliviado de estar solteiro e desimpedido naquele momento, enquanto muitos de seus colegas já eram noivos ou casados. Imagino que tenha aproveitado bem sua liberdade. Ele sempre foi bom nisso.
Stella, por sua vez, se dizia despreocupada em relação ao namoro e ao possível casamento. Até que Carmita resolveu testar a sinceridade (ou a auto-consciência) da prima, fazendo-lhe a pergunta decisiva: "e se Mauro aparecesse com outra namorada, como você se sentiria?".
Foi o bastante: em pouco mais de um ano, Stella e Mauro estavam casados. Os filhos homens vieram em seguida: Ivan (1943) e Gustavo (1947). Ivanilda foi acolhida em ano próximo a 1956 ou 1957.
As fotos a seguir cobrem os anos 1940 (exceto a viagem) e 1950. Daquelas em que apareço, apenas me lembro da excursão a Gurjaú (possivelmente, 1951), uma estação de tratamento de águas que hoje se situa no município de Ponte dos Carvalhos (PE). Possivelmente, naquele ano, a área pertencia ao Cabo de Santo Agostinho.
(Publicado no Facebook em 11/12/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário