quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

STELLA EM GARANHUNS, 1930-37 (100 Anos em 50 Fotos, VII)

Gustavo Maia Gomes

Descobri na semana passada quatro fotografias antigas que me fizeram mudar algumas convicções sobre o tempo de Stella Pedrosa em Garanhuns, cidade do Agreste Meridional de Pernambuco. Elas estavam no Blog de Tiago Valença, neto de Anita da Mota Valença, colega de minha mãe no Colégio Santa Sofia. (Eu ignorava isso, mas fiquei sabendo.)
Acontece que Anita fez 101 anos em 2013 e Tiago lhe prestou uma homenagem, postando na internet velhas fotografias. Dentre as de 1932 e 1934, em Garanhuns, aparecem identificadas as colegas de Anita Valença, dentre as quais, minha mãe, Stella.
Foi isso que me fez mudar o que eu pensava antes. Acontece que, na coleção de fotos de Garanhuns deixadas por Stella Pedrosa, as mais antigas são de 1934; apenas uma é de 1938. Ao todo, são cerca de 50 fotos, distribuídas (com aquela única exceção) pelos anos de 1934 a 1937.
Agora sei que Stella estava no Colégio Santa Sofia em 1932. Como não tenho notícias de que ela tenha começado a fazer o curso normal em outro lugar que não Garanhuns, deduzo que ela chegou àquela cidade em 1930. Tinha, apenas, 13 anos.
Nos anos 1930, Garanhuns era um município economicamente pujante. Grande produtor (em termos estaduais) de café, algodão, feijão e possuidor de importante rebanho bovino, sediava, além de estabelecimentos menores, os colégios XV de Novembro (presbiteriano, fundado em 1899), Diocesano (católico, 1915) e Santa Sofia (católico, 1912). Situado a uma altitude média de 896 m, tem clima ameno.
(Publicado no Facebook em 17 dez 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário