quinta-feira, 26 de outubro de 2017

ACORDA PRA CUSPIR, EVA PERÓN

Eva Peron saudando a multidão. Foto colhida na internet.

O filme argentino "Eva não dorme", que vi ontem no belíssimo cinema São Luís do Recife, merece um comentário sério. Por que, então, comecei esta resenha instando a mulher a despertar? Depois eu conto. Por ora, digo que gostei do filme, com ressalvas.
Na verdade, apreciei muito as cenas reais, que mostram o impressionante carisma de Evita (1919-52), assim como seu discurso primitivo, povoado de slogans iguais aos que Nicolás Maduro repete hoje na Venezuela. Ou o gordinho sinistro, na Coréia do Norte. (Burrice e populismo são para sempre.)
Gostei menos dos 80% feitos com atores contemporâneos. A história da mulher que virou uma múmia ambulante, superlativamente cinematográfica, não carecia de enfeites inseridos para agradar os críticos -- gente que lê filósofos franceses e elogia filmes que ninguém entende. (Não chega a ser o caso deste, tanto que a Folha de S. Paulo apenas o considerou “muito bom”.)
Como um de seus cacoetes, os cineastas sedentos de elogios colocam discursos contemporâneos na boca de quem viveu em outros tempos. Por exemplo: sequestrado por guerrilheiros comunistas, em 1969, e submetido a um “tribunal revolucionário”, o general Aramburu (que derrubou Perón em 1955 e virou ditador, em seguida), justifica-se, no filme, dizendo que seu governo havia “reduzido o tamanho do Estado e da assistência social”. Um verdadeiro Michel Temer, sem a respectiva quadrilha.
Ah, ia esquecendo do “acorda pra cuspir”. Era repetindo este bordão que nosso pai Mauro (meu e de Ivan, com quem fui ao cinema) nos tirava da cama nas manhãs de férias em Monte Verde, a fazenda da família, em Branquinha, Alagoas. Nunca soube o que ele queria mesmo dizer com a frase, mas que ela funcionava, não tenha dúvida. Acorda pra cuspir, Evita!

(EVA NÃO DORME. Pablo Agüero, diretor. Com Gael García Bernal, Denis Lavant, Imanol Arias. Produção argentina, 2015.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário